domingo, 7 de abril de 2013

A EDUCAÇÃO INFANTIL NO AMAZONAS

Falar de educação no Amazonas é sempre um desafio, pois os livros de história da educação existentes atualmente retratam mais o contexto envolvendo as demais regiões.  Estarei falando sobre a educação amazonense por esses dias, a partir de  um estudo bibliográfico de textos clássicos e secundários. Para a construção desse texto, usei dois livros importantes: Manaus entre o passado e o presente de Durango Duarte e a História da Educação de Arruda Aranha. Para falar um pouco da história do Amazonas, se faz necessário compreender o contexto nacional brasileiro naquele momento.

A educação Infantil pública no Brasil ocorreu no país de maneira diferenciada da Europa (iluminista). No Brasil as primeiras tentativas de formar creches e orfanatos surgiram com caráter assistencialista, ou seja, com intuito de garantir às mulheres carentes assistência social,  em razão de suas necessidades de trabalhar fora. Outra instituição que também marcou a trajetória da Educação Infantil no Brasil é a Santa Casa de Misericórdia com o projeto da Roda dos Expostos. Por mais de um século, a Roda dos expostos foi a instituição a acolher e educar crianças órfãs. A roda dos expostos foi extinta em 5 de Junho de 1949 na cidade de SP, verifiquei em textos de nossa região e não há relatos sobre essa instituição no Amazonas, mas é ideal que se faça um levantamento e estudo mais profundo sobre o abandono de crianças no Amazonas durante os anos de 1920. Veja uma ilustração da Roda dos Expostos:



No Amazonas a primeira escola de jardim de infância, foi a instituição Visconde de Mauá, dirigida por Maria Araripe Monteiro e que funcionava como anexo do Liceu Amazonense D.Pedro II (ESTADUAL), mas o prédio posteriormente foi demolido e hoje é a quadra de esportes da referida escola. 




Em janeiro de 1943 o governo comprou a Vila de milagres (localizada na Joaquim Nabuco) e em setembro daquele mesmo ano, a escola Barão do Rio Branco foi instalada no prédio da Joaquim Nabuco e com ela o anexo de jardim de infância  Visconde de Mauá . Veja um outro ângulo da escola:



Assim inicia-se a Educação Infantil no Amazonas. Muitas instituições surgiram posteriormente e falaremos mais sobre elas durante o decorrer da semana .



Nenhum comentário:

Postar um comentário