BOMBARDEIO DE MANAUS - 1910

BOMBARDEIO DE MANAUS – 1910

Em 1908 foram feitas denúncias de corrupção, desvio de dinheiro público e superfaturamento nos contratos públicos, denúncias suficientes para arrastar um governo marcado por disputa politica , culminando no conflito em 1910.

O bombardeio de Manaus foi marcado por atrasos salariais de servidores público, empréstimos feitos pelo governo, crise da saúde pública, políticos vivendo uma vida luxuosa em Paris as custas de um dinheiro que deveria ter sido usado para obras e infraestruturas da nossa cidade.

Esse acontecimento que completou em outubro 109 anos, nada tem de antigo, pois ele nos remete aos nossos dias atuais.

O bombardeio de Manaus é considerado pelos historiadores, o pior ataque armado existente em nossa história manauara.

Vou tentar explicar os fatos ocorridos em 1910 que resultaram esse bombardeio no dia oito de outubro, mas para isso voltemos alguns anos antes.

No ano de 1907, Raimundo Afonso de Carvalho, enquanto ocupava a presidência da Assembleia, foi chamado a assumir o cargo de governador no lugar do coronel Antônio Constantino Nery, que se afastou para uma viagem à Europa. Constantino Nery primeiro pediu afastamento alegando está debilitado e doente, mas devido as fortes pressões, e escândalos de corrupção, renunciou e se exilou no exterior.

Raimundo Afonso ao se deparar com a situação econômica deplorável de nosso estado, reclamou diante da bancada os milhões desviados durante o governo de Nery.

Contratos com empresas inglesas exorbitantes, viagens e mais viagens para a Europa pagas com o dinheiro do contribuinte e a lástima da saúde pública afundada num mar de mortandade em massa.

Doencas como impaludismo, tuberculose, malária, beribéri estavam incontroláveis, se alastravam
pelas zonas rurais de nosso estado.
Raimundo Afonso governou o Amazonas até 23 de julho de 1908, quando chegou ao fim o mandato de Antônio Constantino Nery e tomou posse Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt, em 23 de julho de 1908, tendo recebido apoio do Partido Democrata e do governo do presidente da República Afonso Pena (1906-1909).
Antônio Bittencourt foi secretário de finanças no governo de Constantino Nery, e foi duramente massacrado pelos jornais e partidos políticos da oposição.
Os jornalistas o acusavam de fazer vista grossa para os desmandos do ex-governado e que ele optou em simplesmente não fazer nada para impedir.
Em 7 de outubro de 1910, Manaus recebia a visita do deputado Monteiro de Souza, uma grande festa de recepção foi organizada, dos 19 deputados que estavam no Amazonas, 12 estavam na recepção ao político, assim sendo a Assembleia Legislativa não poderia votar nada por falta de quórum, mas não foi isso que aconteceu.
Aproveitando a ausência dos colegas, foi votado o impedimento do Governador Antônio Bittencourt, mediante violência e falsificação de assinaturas.
Silverio Nery vivia no Rio de Janeiro naquela ocasião, mas ele estava muito bem informado de todos os assuntos políticos do Amazonas. Junto com Sá Peixoto e demais membros do congresso legislativo, falsificaram uma ata.
Na ata Antonio Bittencourt declarava sua renuncia.
Na mesma data pela noite, Bittencourt é informado de que as forças do 46º Batalhão e da Flotilha de Guerra estão em prontidão para depô-lo.
O vice-governador Sá Peixoto conseguira o apoio e intervenção das forças federais por meio da uma ata falsificada.
Bittencourt ao saber das ambições para tirá-lo do poder notifica o presidente da República Nilo Peçanha dos fatos e juntamente com o comando da Polícia Militar são tomadas as providências para a defesa da cidade e manutenção de seu cargo.
Amanhece o dia oito de outubro, às 5h30 são iniciadas as hostilidades, tropas federais sobem as ruas Bernardo Ramos e Municipal (atual 7 de Setembro)entrando em combate com a guarda militar do Palácio do Governo, mas são rechaçados.
A flotilha bombardeia a cidade a partir das águas do Rio Negro.
Emissários vão ao encontro de Bittencourt para notificá-lo que o Congresso Estadual havia votado a perda de seu mandato no dia anterior, seu substituto legal seria o vice Sá Peixoto.
São distribuídos folhetos à população pelos dois lados, o governo incita os manauaras a pegar em armas e lutar.
O bombardeio continua até as 17 horas quando finalmente, convencido pelos cônsules da Alemanha, Inglaterra, Portugal, França, Itália e Paraguai, o governador Bittencourt abre mão de seu cargo.
O bairro dos Remédios foi o mais afetado durante o ataque, houve baixas tanto de civis quanto de militares, sendo a maior parte do 46º Batalhão, a Polícia Militar perdeu dois praças nos combates.
Bittencourt após a renuncia se refugia no consulado argentino, e no dia 10 viaja para Belém, onde ficaria pouco tempo, seria reempossado no dia 31 do mesmo mês. Após seu retorno, são abertas investigações para apurar os fatos ocorridos na cidade.
O golpe foi tramado pelo vice-governador Sá Peixoto, Silvério Nery, Porfírio Nogueira e mais seis deputados estaduais mediante atas e telegramas falsos, regidos por facções familiares e político-militares que apoiavam o Marechal Hermes da Fonseca, ordenadas pelo Senador gaúcho Pinheiro Machado.
Fonte: LOUREIRO, Antonio José Souto. Síntese da História do Amazonas, Imprensa Oficial, 1978.



















MEU CONTATO

Comentários

  1. nossa, quanta barbaridade. Essa política manauara já é suja desde os tempos primórdios eu,heim? pra lá....

    ResponderExcluir
  2. Cuidado com o vice nada mudou...

    ResponderExcluir
  3. "Facçao familliar"... acho que a FDN ja faz tempo que existe... e sempre esteve ali no meio politico.

    ResponderExcluir
  4. O modus operandi da "boa e velha política" passado de geração a geração, e usados até hoje.

    ResponderExcluir
  5. Nao mudou muita coisa ate os tempos de hoje, políticos pilantras ainda fazem parte do amazonas. Lamentável pelo o passado e pelo nosso presente.

    ResponderExcluir
  6. Não mudo muita coisa parece nos dias atuais....

    ResponderExcluir
  7. Li certa vez que esses Nerys eram golpistas e esse Senador Pinheiro Machado era o cão chupando manga,um manipulador da política e do mercado financeiro.Foi assassinado no RJ.

    ResponderExcluir
  8. Os interesses políticos sobrepostos ao público, permanecem. E nada mudou atualmente. Políticos C privilégios e atacando adversários é só q sabem fazer p o plano de se manter no poder.

    ResponderExcluir

Postar um comentário