UM POUCO DA HISTÓRIA DO BALNEÁRIO DO PARQUE 10 EM MANAUS


Essa imagem abaixo é o anfiteatro que está nesse local desde quando funcionava o Balneário do parque Dez em Manaus. Quem passou  pela Avenida Darcy Vargas já deve ter visto, ele continua lá ! Se você não viu, olhe a partir de hoje e também olhe para o igarapé que corta a Darcy Vargas e você saberá que um dia aquele lugar, foi lugar de vida e felicidade.
 BASTA CLIKAR NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:





Agora a mesma imagem, mas em uma vista ampliada. Essa imagem é de Corrêa Lima e ela retrata o balneário nos anos 60.





No local da antiga UTAM havia o acesso ao Parque 10, dá pra ver os chapéus de palha. A ponte que aparece não existe mais, pois o local foi aterrado e o igarapé empurrado para mais longe da sede. A entrada pela Recife é visível na parte inferior direita da foto.
Para quem não conheceu, é difícil imaginar o quanto a cidade perdeu com tudo isso. Notem que no trecho em frente ao anfiteatro existem umas casas, lá era o sítio do seu Albino. Ali a água era funda,  e a pergunta que fica : onde toda aquela água foi parar ?
Imagem da sede do balneário do parque Dez.




                 Hoje sobrou apenas esse local e que está atualmente em ruínas 








Balneário do Parque 10 de Novembro, em 1970. O logradouro construído sobre o leito e margens do igarapé do Mindú, aproximadamente hoje no entroncamento das ruas Recife e Darcy Vargas, serviria para o lazer e satisfação das famílias amazonenses, principalmente nos domingos e feriados. Era providos de piscina natural, área verde, zoológico e um restaurante que oferecia uma culinária regional. Ao longo de uma vereda que fazia uma bifurcação com as ruas acima citadas, hoje Efigênio Sales ( V-8), havia inúmeras chácaras todas utilizando o igarapé do Mindú.











Comentários

  1. Estive em Manaus e fiquei maravilhado com o estilo neoclássico... Cidade linda.

    ResponderExcluir
  2. PARQUE DEZ JA FOI BONITO MAS HOJE INFELIZMENTE ALEM DE TUDO SER CARO ,ESTA TUDO SUJO E POLUIDO

    ResponderExcluir
  3. Agora... Só restou saudades... o preço do progresso desenfreado. O Governo fechou o Balneário em 1974, com esse trecho do Igarapé do Mindu já poluído. Adquiriu de particulares a Ponta Negra, Praia de Rio. Ainda sobreviveram Tarumã e Ponte da Bolívia, até a década de 1990. Também foram desativados.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de vê o bairro da Vila amazonas nessa época ficou massa

    ResponderExcluir

Postar um comentário