A HISTÓRIA DA IGREJA MATRIZ DE MANAUS "A CATEDRAL METROPOLITANA DE MANAUS "


A atual Catedral Metropolitana de Manaus está situada na parte central da cidade, sobre uma elevação entre os igarapés do Espírito Santo e da Ribeira (ambos aterrados), com sua fachada principal voltada para o rio Negro que até hoje é o principal portão de entrada da capital amazonense.
A praça XV de novembro, onde está localizada a igreja, já recebeu diversos nomes como Largo da Olaria, praça da Imperatriz, praça do comércio ou praça Osvaldo Cruz. De todos esses nomes o mais importante é ter sido denominado de Largo da Olaria e este foi um dos primeiros nomes, ainda, no Brasil Colônia.
Vistas da evolução da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e seu entorno. Construída pelos padres Carmelitas em 1659 - erguem a primitiva Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
 Em 1695 - É criada a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
 Em 1786 - Construída a futura Catedral de Manaus.


GRAVURA QUE VIROU POSTAL NOS ANOS 70

Em 1850 - Sofre um incêndio nesse mesmo ano.Em 1855 é autorizado o gasto para a construção de uma nova Igreja Matriz.
 Em 1859 - as obras paralisam.
Em 1860 - recebe alterações em sua construção.
 Em 1870 - começam as obras de construção do primeiro cais da cidade em frente da Igreja - chamado Cais da Imperatriz.
 Em 1871 - Os comerciantes Antonio Joaquim da Costa & Irmãos se propuseram a realizar gratuitamente o aterro e o calçamento do espaço entre as duas rampas que existiam na praça, concluindo o serviço no ano seguinte.
 Em 1877 - O presidente da província Domingos Monteiro reconhece que há defeitos em sua construção. 
Em 1878 - Somente em 15 de agosto de 1878, passados vinte anos de sua construção, a Igreja pôde ser benta e inaugurada. 
Em 1894 - Eduardo Ribeiro faz algumas obras de aformoseamento na Praça XV de Novembro e conclui as obras no complexo da Igreja Matriz e seu entorno com o aterramento do Igarapé do Espírito Santo num dos lados da praça.







Em 1897 - criam-se as praças laterais ajardinadas.
Em 1915 - a praça denomina-se: Praça do Comércio.
Em 1939 - Praça Osvaldo Cruz; Embelezamento da Praça Santo Dumont com o seu chafariz fica em frente à Matriz; Em um jardim - ficava o monumento ao Barão Sant'Ana Nery;Em outro jardim ficava o Pavilhão Universal Ajuricaba;
Na lateral na av. Eduardo Ribeiro foi construído o Obelisco em homenagem a elevação de Manaus a Província.











E também nos idos de 1927 - o relógio da municipalidade e nos anos 1970 sob a administração do prefeito Jorge Teixeira - as praças foram dilapidadas bem como retirados seus monumentos, lajotas de Canaria de mármore da igreja matriz substituídos por peças de cimento.



Atualmente, duas das principais avenidas da cidade margeiam a Catedral e seu jardim: as avenidas Eduardo Ribeiro e a Sete de Setembro. A localização da capela carmelita, que teria sido o núcleo original da Catedral Metropolitana de Manaus, é um ponto de controvérsia, pois, segundo alguns interessados pelo tema, a capela Nossa Senhora da Conceição estava localizada mais a oeste da atual (Tenreiro Aranha, entre outros). Em 1858, o Presidente da Província, Francisco José Furtado, autoriza o início da construção da igreja atual com a fixação da primeira pedra do atual templo. O prédio foi custeado diretamente pela província, o Amazonas, e pelo império brasileiro. E a tradicional falta de mão-de-obra e de material fez com que a igreja só fosse dada como terminada em 1877. Um ano após o lançamento da pedra fundamental, índios eram capturados para trabalhar na construção. A catedral Metropolitana de Manaus tem linhas neoclássicas desde sua fachada até o seu interior. Foi construída sobre uma capela do século XVII, recebendo acréscimo posterior até chegar às dimensões atuais. A sua fachada principal contém uma escada de acesso com cinco degraus, frontões triangulares sobre a porta principal, janelas e duas torres sineiras.


RESTAURO


VISTA DA LATERAL ANOS 50


ANOS 70




ANOS 70

 ANOS 70







Comentários

  1. amei sua pesquisa!!!! obrigada por disponibilizar querida!!!!

    ResponderExcluir
  2. Rica pesquisa. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha adorei rica em informações.

    ResponderExcluir
  4. Maravilha adorei rica em informações.

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe quem é o primeiro santo do lado direito da cátedral?

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe quem é o primeiro santo do lado direito da cátedral?

    ResponderExcluir
  7. Linda nossa Manaus,que o eterno sempre a Abencoe

    ResponderExcluir
  8. Porque a igreja mais antiga de Manaus recebeu este nome?catedral Metropolitana de Manaus?

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, fiquei feliz lendo toda essa história. Observando essas fotos, na década de 70a praça da Matriz é a igreja viveu seus melhores em conversação na aparência, a jardinagem perfeita, acredito q nessa época as pessoas desfrutaram da beleza, não desreuiam.

    ResponderExcluir
  10. muito bom, uma viagem no tempo, com aquisição de conhecimentos, imprescindível para quem ama a história dessa cidade

    ResponderExcluir

Postar um comentário