OS
BONDES NA CIDADE DE MANAUS – Quem nunca sonhou em andar de Bonde ? Eu pelo
menos sonho acordada. No entanto andar de bonde antigamente não era glamour e
sim necessidade, pois ele era um dos principais meios de transporte de Manáos
depois da urbanização, (ressaltando que as catraias também eram bastante
utilizadas). Nessa época quem prestava o serviço de bondes elétricos em Manáos,
era a empresa Manáos Tramway & Ligth Company. Uma empresa inglesa que
atinge o seu auge com um excelente serviço prestado à população desde sua
instalação. Em 1930 a mão de circulação era pelo lado direito conforme era
utilizada em Londres. A partir dos anos 40 a prestação de serviço torna-se decadente
e deficientes pois não há mais estabilidade econômica para manter os recursos elétricos
funcionando, o que leva problemas de continuidade nos serviços dos bondes e aos
poucos ele vai sendo desmerecido e sendo substituído na preferência popular,
sendo extinto no fim da década de 50. Como
não houve investimentos constantes no setor de transporte público da cidade, em
julho de 1947 entram em cena os ônibus urbanos que eram de madeira, eram artesanais.
Alguns empresários também adaptavam pequenos
carros para atender a demanda
pública. Somente em 1950 totalizava-se cerca de 70 veículos circulando, para atender a demanda pública de cerca de
139.620 mil habitantes lembrando que a cidade já começa a ser expandida como
preconizavam os antigos intendentes públicos. Apesar dos serviços da Manáos Tramway &
Ligth Company perdurar ate28 de fevereiro de 1957, a linha do bond da rua 10 de
Julho (Plano Inclinado da Aparecida) e da Gare da Cachoeirinha vigora até a sua
extinção nos anos de 1962 quando a empresa pública Companhia Elétrica de Manaus
cessa todos os serviços da antiga empresa de bondes de Manaus.
ESTAÇÃO DA APARECIDA
ESTAÇÃO DA APARECIDA
TRAFEGANDO NA AVENIDA SETE DE SETEMBRO
TRAFEGANDO NA LINHA DE FLORES COM ALUNAS DO DOROTÉIA
TRAFEGANDO NA 10 DE JULHO
TRAFEGANDO NA AVENIDA SETE DE SETEMBRO
LINHA DE FLORES
RUA FERREIRA PENA
SUBUSINA DA MANÁOS
TRAMWAYS, local onde eram guardados os bondes e oficina de reposição de peças.
O local ainda existe transformado em almoxarifado e garagem da concessionária
de luz, na Cachoeirinha em frente ao mercado Walter Rayol na Cachoeirinha
DESFILE DE
COBRADORES FISCAIS E CONDUTORES DE BONDE DA MANAUS TRAMWAYS – Esse desfile
aconteceu ao fim da II Guerra Mundial em agosto de 1945. Saíram da Praça
Oswaldo Cruz, frente à sede da empresa Tramways (a empresa era localizada no
complexo Booth Line) e seguiram caminhando até o bairro da Cachoeirinha onde
ficava a garagem e oficina dos bondes.
Usina termelétrica da Aparecida - antiga
estação dos Bondes em Manaus - Plano Inclinado (Aparecida), hoje rua Comendador
Alexandre Amorim, próximo à Vila Rezende, ao lado do prédio Miranda Corrêa
Gostei interessante demais. 👏🏼
ResponderExcluirÉ uma pena que não existia mais, seria uma atração turística.
ResponderExcluir