COMO ERA REALIZADA A COLETA DE LIXO NA MANAUS DE ANTIGAMENTE ?

A remoção e incineração de lixo estão ligadas aos serviços de limpeza pública. Este é desde o inicio do século um dos serviços mais imperfeitos serviços públicos desenvolvidos na cidade. Para a realização dos serviços de limpeza pública, a intendência municipal de Manáos  assinou contratos com empresas ou pessoas físicas que se encarregavam da execução.




Os tipos de serviço prestado muitas vezes não correspondiam às expectativas do poder municipal, isto contribui para que para que inúmeros de contratos tivessem quebrados.  De acordo com os escritos de Edinea Mascarenhas, o serviço de limpeza publica na cidade de Manaus não atendia a todos os bairros e o serviço era realizado pela parte da noite em carroças, quando não eram jogados no Rio Negro, eram queimados em lugares afastados do centro de Manaus (eram incinerados).








Nos documentos municipais, há varias solicitações de construção de crematórios, feitas pela direção da limpeza pública . O primeiro documento para criação de um forno crematório foi assinado em 1889, mas só foi entregue pelo governo em 1901. No código de posturas, art. 33 podemos encontrar os seguintes esclarecimentos: o lixo deve ser depositado em pontos afastados do centro popular, ou levado para o forno crematório quando houver.

Uma imagem dos trabalhadores da limpeza pública dos dias atuais:




Comentários

Postar um comentário