quinta-feira, 6 de junho de 2013

O PARQUE AMAZONENSE DE ANTIGAMENTE



O Parque Amazonense foi o primeiro estádio de futebol do Amazonas, uma das praças de esportes mais tradicionais de Manaus e com ele segue a grande parte da memória do nosso futebol, já que o Parque foi palco de grandes espetáculos do campeonato de futebol do amazonas, quando ainda era amador desde 1918. Fundado em 1906, a princípio como hipódromo e, seis anos depois, para receber o que viria ser o esporte mais popular do País, o Parque Amazonense há 41 anos deixou de ser utilizado pelos clubes profissionais. Sua última partida oficial foi entre Rio Negro e o extinto Rodoviário (vitória do Galo por 3 a 1), no dia 8 de julho de 1973. Desde então, o abandono da área passou a ser cobrado pela população, sem que o Poder Público tomasse uma providência. Este estádio de futebol, na década de 60, passou um tempo arrendado, para o América Futebol Clube dos irmãos, Artur e Amadeu Teixeira, até depois da inauguração do Estádio Vivaldo Lima, e seu ultimo jogo, oficialmente válido, pelo campeonato Amazonense foi no dia 08 de julho de 1973, entre Rio Negro e Rodoviária. E onde a bola rolava livre, de pé em pé, até a alegria do gol, agora vai ser uma delegacia. No lugar, funcionará o 22° DIP, no apoio ao Projeto Ronda nos Bairros, e atenderá parte da zona centro sul. Uma equipe da SEINFRA esteve, no local, fazendo medições para começar ainda essa semana a construção. A empresa que ganhou a licitação foi a POLITRADE, e a entrega, se correr tudo como manda o figurino, será em setembro de 2013.




Vista a partir do Portão em 2010


 \Entrada em 2012


 Início das obras em 2013 e ao fundo o portão de entrada 


Em 1980


Em 1980


em 2009 

Em 2001














2 comentários:

  1. Que pena, várias pessoas entre jovens e adultos ficarão sem esta área de lazer.
    E o governo não vai sob nenhuma forma voltar atrás?

    ResponderExcluir
  2. Oi.

    Sou engenheiro da Eletrobras Amazonas Energia, e curso o doutorado em Sociedade e Cultura na UFAM. Meu trabalho é sobre a história do sistema elétrico aqui na capital.

    Pois bem, queria acrescentar uma informação para enriquecimento do texto: o Parque Amazonense foi construído no Prado Amazonense, para ser o primeiro "ground" de futebol com dimensões oficiais. Isso todos já sabem.

    No entanto, o que pouco se sabe é que o campo foi construído inteiramente com recursos da Manaos Tramways and Electric Light Company. O presidente da empresa, Eng. Edward Kirk, era louco por futebol (o time do MAC, que disputou os primeiros campeonatos, era todo de jogadores ingleses e possuía 4 engenheiros da manaos Electric Light co no elenco), e assim levantou o capital para esta atividade esportiva.

    Se quiser que eu lhe encaminhe os documentos, entre em contato comigo: fcesarino@hotmail.com. Meu nome é Frederico Cesarino.

    ResponderExcluir