domingo, 18 de agosto de 2013

Passeando pela história de Manaus...

É hora de valorizar nosso patrimônio cultural. O trabalho com as heranças culturais de uma região permite que a população aprenda a resguardar a memória da comunidade e se sinta parte dela.
          Para levar a comunidade de Manaus a conhecer o centro histórico da cidade, integrantes do movimento Direitos Urbanos e Manaus de Antigamente fizeram muito mais do que um simples passeio pelos principais pontos da região, mas conduziram uma pequena investigação sobre o patrimônio cultural local. Todos exploraram as ruas a pé, observaram construções e conheceram personagens.
         Esse encontro nos permitiu a observação e percepção acerca das diferenças entre prédios comuns e tombados, considerando a importância do edifício histórico. Prédios, praças, ruas, rios, entre outros que são tombados por órgãos oficiais ou não, podem ser considerados bens culturais que simbolizam a formação de um povo e carrega testemunhos de sua história.

          As relações entre passado e presente e as mudanças ocorridas em uma cidade ao longo do tempo, por exemplo, são representadas no centro histórico. Infelizmente o centro histórico de Manaus sofre com o abandono e por essa razão esses movimentos que atuam principalmente na Internet, realizam esses encontros. É uma maneira de sair do virtual e interagir com a realidade, despertando mais interesse, curiosidade e conscientização popular.
Praça Dom Pedro II

 Parada para ver as imagens antigas e fazer um comparativo com o local atual 


COMPLEXO BOOTH LINE
 MATRIZ


 CORETO DA PRAÇA HELIODORO BALBI


FIM DO ENCONTRO NA PRAÇA DE SÃO SEBASTIÃO

Um comentário:

  1. Foi espetacular, vamos esperar que não seja fogo de palha e que a chama incendeie a todos nesta cidade...

    ResponderExcluir