PASSEANDO POR MANAUS DE ANTIGAMENTE

PASSEANDO POR MANAUS DE ANTIGAMENTE

Primeiro passeio organizado por nosso movimento.


Projeto criado pela professora Gisella Vieira Braga para valorizar nosso patrimônio cultural.

Acreditamos que todo o trabalho com as heranças culturais de uma região permite que a população aprenda a resguardar a memória da comunidade e se sinta parte dela.

Para levar a comunidade de Manaus a conhecer o centro histórico da cidade, integrantes do movimento Manaus de Antigamente fazem muito mais do que um simples passeio pelos principais pontos da região, mas conduzem uma pequena investigação sobre o patrimônio cultural local.

Todos exploraram as ruas a pé, observaram construções. Monumentos históricos, obras de artes, ruas históricas e conversam sobre o legado de diversos personagens que marcaram a história de Manaus.

Esses encontros permitem a observação e percepção acerca das diferenças entre prédios comuns e tombados, considerando a importância do edifício histórico.

Prédios, praças, ruas, rios, entre outros que são tombados por órgãos oficiais ou não, podem ser considerados bens culturais que simbolizam a formação de um povo e carrega testemunhos de sua história.

As relações entre passado e presente e as mudanças ocorridas em uma cidade ao longo do tempo, por exemplo, são representadas no centro histórico.

Infelizmente o centro histórico de Manaus sofre com o abandono e por essa razão esse movimento atua principalmente na Internet, realizam encontros, rodas de conversa, debates e exposição virtual.

Passeando por Manaus de Antigamente é uma maneira de sair do virtual e interagir com a realidade, despertando mais interesse, curiosidade e conscientização popular.







Praça Dom Pedro II

 Parada para ver as imagens antigas e fazer um comparativo com o local atual 


COMPLEXO BOOTH LINE
 MATRIZ


 CORETO DA PRAÇA HELIODORO BALBI


FIM DO ENCONTRO NA PRAÇA DE SÃO SEBASTIÃO

NOSSO CONTATO
https://instagram.com/manausdeantigamente?igshid=15vgf1j88odmv

Comentários

  1. Foi espetacular, vamos esperar que não seja fogo de palha e que a chama incendeie a todos nesta cidade...

    ResponderExcluir

Postar um comentário