quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CEMITÉRIO SÃO JOSÉ DA MANAUS ANTIGA - HOJE É O ATLÉTICO RIO NEGRO CLUBE



CEMITÉRIO SÃO JOSÉ- onde hoje está o Atlético Rio Negro Clube. Para maiores detalhes ver a foto do Álbum do Amazonas 1901-1902 em que aparecem duas lavadeiras na Estrada Epaminondas. Por ela é possível ver o muro do então cemitério no local do ARNC. Este Cemitério ficava situado no lado ocidental da estrada av. Epaminondas, em frente à Praça 5 de Setembro (LARGO DA SAUDADE-PRAÇA DA SAUDADE) ocupando em sessão da câmara municipal realizada a 18 de março de 1856, seu presidente, MANOEL THOMAZ PINTO, faz a seguinte comunicação: Atendendo ao estado epidêmico da capital, cujos habitantes acometidos de febre amarela e que dela sucumbiam, eram enterrados em lugares impróprios, deliberou por si, como órgão desta corporação, a abertura de um novo cemitério no fim da estrada que vai para a cachoeira grande, do lado esquerdo; que já se acha bento, e havia uma barraca para receber os cadáveres. Para quem não sabe o fim da rua que vai para a CACHOEIRA GRANDE é a atual CONSTANTINO NERY, e a cachoeira grande hoje é um igarapé poluído que atravessa o bairro do SÃO JORGE. O cemitério foi construído onde hoje é o ATLÉTICO RIO NEGRO, em 24 de abril de 1866, o presidente da câmara, sr. João José de Freitas Guimarães, contrata com o sr. Raymundo José de Souza a construção de muros de alvenaria de pedra e cal nas quatro faces desta necrópole, sendo o da frente com gradil e portão de ferro. a 31 de maio de 1873, o presidente interino da câmara, sr. Sebastião de Mello Bacury, contrata com o sr. JOAQUIM PEREIRA DA SILVA CASTRO, a reconstrução da capela, construção de um sumidouro e de muros divisórios para sepulturas reservadas e para enterramentos de acatólicos. o decreto nº 95, de 2 de abril de 1891, baixado pelo governador, dr. EDUARDO GONÇALVES RIBEIRO, proíbe os enterramentos neste cemitério.



10 comentários:

  1. Quero agradecer pelo excelente trabalho! E sempre bom saber a respeito do passado da nossa cidade. Amo Manaus, e amo a idéia de aprender sobre fatos que não foram citados na escola na época em que estudei História do Amazonas e de Manaus.

    ResponderExcluir
  2. Quero agradecer pelo excelente trabalho! E sempre bom saber a respeito do passado da nossa cidade. Amo Manaus, e amo a idéia de aprender sobre fatos que não foram citados na escola na época em que estudei História do Amazonas e de Manaus.

    ResponderExcluir
  3. Quero agradecer pelo excelente trabalho! E sempre bom saber a respeito do passado da nossa cidade. Amo Manaus, e amo a idéia de aprender sobre fatos que não foram citados na escola na época em que estudei História do Amazonas e de Manaus.

    ResponderExcluir
  4. Interessante a historia do antigo cemitério... resta saber o motivo pelo qual ele foi removido tão rapidamente, já que naquela época esses locais eram muito respeitados devido o grande misticismo do povo.

    ResponderExcluir
  5. Vale saber que o gradil do cemitério São José foi doado para os Salesianos que fecharam a frente do antigo prédio do Colégio Dom Bosco. Esse gradil hoje permanece no mesmo lugar, só que encoberto por concreto.

    ResponderExcluir
  6. o texto revela "um novo cemitério" . ou seja, já existia um cemitério anterior!? existe documento da execução de tal cemitério? existem outros fragmentos o citando? relatos da época? depoimento de viajantes, como de algum Barão ou Político?

    já o cemitério São José, sempre rezou-se que se localizava na Praça 5 de setembro, a popular Praça da Saudade, e que o nome saudade vem justamente desse campo santo outrora alí; ou se diz que o nome Saudade vem de um alforriado, dono do lugar. de certa forma, independentemente da localidade do cemitério ser no ARNC, o nome faz jus, creio eu. e pela alegria dos mandatários rionegrinos, o nome Saudade se tornou relatuvo a Praça, por ser mais antiga que a sede do clube.........!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Depois de desativado para onde removeram os corpos (ossos)??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARA O CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA,ONDE EXISTE UM ''OSSÁRIO'',ONDE ESTÃO OS RESTOS MORTAIS DAS PESSOAS QUE FORAM SEPULTADAS NO ANTIGO CEMITÉRIO.

      Excluir
  8. Parabéns pelo belo trabalho adoro Manaus e gosto muito de saber um pouco mais da história do estado que amo muito..

    ResponderExcluir