CEMITÉRIO SÃO JOSÉ DA MANAUS ANTIGA - HOJE É O ATLÉTICO RIO NEGRO CLUBE



CEMITÉRIO SÃO JOSÉ- onde hoje está o Atlético Rio Negro Clube. Para maiores detalhes ver a foto do Álbum do Amazonas 1901-1902 em que aparecem duas lavadeiras na Estrada Epaminondas. Por ela é possível ver o muro do então cemitério no local do ARNC. Este Cemitério ficava situado no lado ocidental da estrada av. Epaminondas, em frente à Praça 5 de Setembro (LARGO DA SAUDADE-PRAÇA DA SAUDADE) ocupando em sessão da câmara municipal realizada a 18 de março de 1856, seu presidente, MANOEL THOMAZ PINTO, faz a seguinte comunicação: Atendendo ao estado epidêmico da capital, cujos habitantes acometidos de febre amarela e que dela sucumbiam, eram enterrados em lugares impróprios, deliberou por si, como órgão desta corporação, a abertura de um novo cemitério no fim da estrada que vai para a cachoeira grande, do lado esquerdo; que já se acha bento, e havia uma barraca para receber os cadáveres. Para quem não sabe o fim da rua que vai para a CACHOEIRA GRANDE é a atual CONSTANTINO NERY, e a cachoeira grande hoje é um igarapé poluído que atravessa o bairro do SÃO JORGE. O cemitério foi construído onde hoje é o ATLÉTICO RIO NEGRO, em 24 de abril de 1866, o presidente da câmara, sr. João José de Freitas Guimarães, contrata com o sr. Raymundo José de Souza a construção de muros de alvenaria de pedra e cal nas quatro faces desta necrópole, sendo o da frente com gradil e portão de ferro. a 31 de maio de 1873, o presidente interino da câmara, sr. Sebastião de Mello Bacury, contrata com o sr. JOAQUIM PEREIRA DA SILVA CASTRO, a reconstrução da capela, construção de um sumidouro e de muros divisórios para sepulturas reservadas e para enterramentos de acatólicos. o decreto nº 95, de 2 de abril de 1891, baixado pelo governador, dr. EDUARDO GONÇALVES RIBEIRO, proíbe os enterramentos neste cemitério.



Comentários

  1. Quero agradecer pelo excelente trabalho! E sempre bom saber a respeito do passado da nossa cidade. Amo Manaus, e amo a idéia de aprender sobre fatos que não foram citados na escola na época em que estudei História do Amazonas e de Manaus.

    ResponderExcluir
  2. Quero agradecer pelo excelente trabalho! E sempre bom saber a respeito do passado da nossa cidade. Amo Manaus, e amo a idéia de aprender sobre fatos que não foram citados na escola na época em que estudei História do Amazonas e de Manaus.

    ResponderExcluir
  3. Quero agradecer pelo excelente trabalho! E sempre bom saber a respeito do passado da nossa cidade. Amo Manaus, e amo a idéia de aprender sobre fatos que não foram citados na escola na época em que estudei História do Amazonas e de Manaus.

    ResponderExcluir
  4. Interessante a historia do antigo cemitério... resta saber o motivo pelo qual ele foi removido tão rapidamente, já que naquela época esses locais eram muito respeitados devido o grande misticismo do povo.

    ResponderExcluir
  5. Vale saber que o gradil do cemitério São José foi doado para os Salesianos que fecharam a frente do antigo prédio do Colégio Dom Bosco. Esse gradil hoje permanece no mesmo lugar, só que encoberto por concreto.

    ResponderExcluir
  6. o texto revela "um novo cemitério" . ou seja, já existia um cemitério anterior!? existe documento da execução de tal cemitério? existem outros fragmentos o citando? relatos da época? depoimento de viajantes, como de algum Barão ou Político?

    já o cemitério São José, sempre rezou-se que se localizava na Praça 5 de setembro, a popular Praça da Saudade, e que o nome saudade vem justamente desse campo santo outrora alí; ou se diz que o nome Saudade vem de um alforriado, dono do lugar. de certa forma, independentemente da localidade do cemitério ser no ARNC, o nome faz jus, creio eu. e pela alegria dos mandatários rionegrinos, o nome Saudade se tornou relatuvo a Praça, por ser mais antiga que a sede do clube.........!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Depois de desativado para onde removeram os corpos (ossos)??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARA O CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA,ONDE EXISTE UM ''OSSÁRIO'',ONDE ESTÃO OS RESTOS MORTAIS DAS PESSOAS QUE FORAM SEPULTADAS NO ANTIGO CEMITÉRIO.

      Excluir
    2. Esses dias, conheci a dona Maria, filha de uma lavadeira, 80 anos. Ela me disse que nem todos os ossos foram pro SJBatista, que não tinha lugar. E a piscina do ARNC foi cavada em cima dos ossos e das sepulturas. Foi o que ela me disse.

      Excluir
  8. Parabéns pelo belo trabalho adoro Manaus e gosto muito de saber um pouco mais da história do estado que amo muito..

    ResponderExcluir
  9. foram transferidos tods para o cemiterio sao joa batista

    ResponderExcluir
  10. Manaus tem muitas histórias, bonito trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Minha vizinha que já e falecida falava da existência deste cemitério no qual pessoas com a gripe espanhola eram enterradas neste cemitério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse cemitério existiu no bairro do São Raimundo. Fica onde é a Escola São Luís de Gonzaga, Posto de Saúde etc.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  14. Depois de inaugurado o Cemitério São João Batista alguns anos depois, houve uma lei municipal para que pessoas com parentes enterrados no cemitério São José, acompanhassem a exumação, onde seriam levados para o novo cemitério. Foi construído um ossário no São joão Batista para colocar os restos mortais de 48 inumados da época, que nenhum parente apareceu para enterrar.

    ResponderExcluir
  15. O cemitério ia do Rio Negro até mais ou menos o IEA. Os restos mortais que o os familiares não removeram para outros cemitérios, foram reunidos em um ossuário no São João Batista, ondem estão escritos os nomes dos mortos que estão no ossuário. Com certeza restaram ossos na região. Do Parque aquático do Rio Negro não ouvir relatos, mas do ginásio, sim. Foram encontradas até jóias. A entrada do cemitério é onde é o Rio Negro. Antes desse cemitério tinha um na região da igreja dos remédios.

    ResponderExcluir
  16. Muito linda a história da nossa cidade,parabéns por nos fazer conhecer um pouco do passado de Manaus.Amo aprender e conhecer mais da nossa Manaus.👏👏👏

    ResponderExcluir
  17. Pena, há poucos anos soube que meu bisavô, por ter contraído a gripe espanhola fôra enterrado neste cemitério.E minha bisavó,por ser Peruana e não falar o português,talvez não tenha conseguido transferir seus restos mortais para o São João Batista. Davi Sabá Benaion,judeu.Tenho muito orgulho deste bravo.Gostaria de tê-lo "conhecido".Deus o receba no seu grande dia!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário