sábado, 5 de outubro de 2013

RASGA MORTALHA - O GRITO DA AVE QUE ANUNCIA A MORTE

Sempre fui apaixonada, desde muito pequena, pelas histórias contadas pelas pessoas mais velhas sobre as lendas e mitos que faziam parte do imaginário popular da região Amazônica. Ouvi muitas histórias, que só de lembrar eu sinto frio na espinha. Lembro-me da lenda que contavam  sobre uma coruja que anuncia a morte. Era de arrepiar- mas eu gostava de ouvi-las e muito! 
Certa vez uma senhora que foi minha visinha e amiga de minha mãe, precisou realizar uma cirurgia de mioma. Tudo correu muito bem, mas como ela estava debilitada, ficou hospedada por 15 dias na casa de seu cunhado. Ela relatou que houve uma madrugada, diferente de todas as outras,  na qual ela levantou com muita dor e foi até o banheiro, ao voltar para a cama não conseguia dormir angustiada e foi quando ouviu um grito rasgando os céus, primeiro pensou que fosse um gato, mas ao ouvir o grito pela segunda vez, percebeu que se tratava da rasga mortalha.
No outro dia não teve dúvidas, deixou o local e retornou para sua casa assustada, sem saber que o pior estaria por vir. Anos depois, seu cunhado foi assassinado  com 5 tiros e até os dias de hoje ela lembra desse fato misterioso.
Muitas dessas lendas e mitos nascem da pura imaginação, outras a partir de fatos históricos. A maioria foram criadas para passar mensagens ou apenas para assustar as pessoas. 
No entanto o caboclo supersticioso, confia no presságio que vem da natureza, muitos  acreditam que os animais tem uma maneira natural de anunciar o futuro. 


SE VOCÊ NUNCA OUVIU O GRITO DELA, OUÇA NO LINK ABAIXO



9 comentários:

  1. Se é lenda ou não eu não sei mas eu ouvir uma vez não só eu mas minhas tias tbm e acreditem se quiser no dia seguinte tivemos a notícia que o nosso vizinho havia falecido,coincidência ou não foi muito estranho não só ouvimos como vimos uma ave branca e grande na noite foi assustador

    ResponderExcluir
  2. Eu também na infância, presenciei várias vezes, quando essa coruja quando passava piando sobre o céu, poderia esperar que acontecia alguma desgraça, poderia ser brigas com chances de morte ou morte de pessoas onde ela piava sobre a casa.

    ResponderExcluir
  3. uma vez estava sentada em frente ao lanche próximo de casa, era mais ou menos meia noite, só havia uma moça, um rapaz, a dona do lanche e eu, quando olho para cima vejo ela vindo , com as asas enormes, sobrevoou sobre a escola do meu tio , voltou, eu fiquei com medo de ela gritar ali em cima, ela deu outra volta, chegou em cima da casa de um vizinho e gritou, eu me arrepiei toda, esse vizinho estava internado, doente, acho que em mais ou menos um mês ele faleceu, também aconteceu um outro episódio muito assustador no qual faleceu meu avô.

    ResponderExcluir
  4. Sentada em frente da casa de uma vizinha...ela passou rasgando na casa da minha avó que era bem ao lado...um mês depois ela se foi...

    ResponderExcluir
  5. Sentada em frente da casa de uma vizinha...ela passou rasgando na casa da minha avó que era bem ao lado...um mês depois ela se foi...

    ResponderExcluir
  6. Hrum, o pássaro pia, 30 anos depois alguém morre e foi o pássaro que previu, tá serto.

    ResponderExcluir
  7. Já aconteceu algo comigo relacionada a essa ave.
    Em 1996 no dia 20 de novembro estava na frente da minha casa a noite, quando vi e ouvir ela grita em direção a árvore de azeitoneira na casa de 1 vizinha. Como era novinha nem se quer me atentei, pois bem, no outro dia 21 de novembro, estava eu em casa na hora do almoço estudando, de uma hora para outra deu vontade ir pegar azeitona. Chamei o dono da casa e fomos pegar, depois de uns 15 minutos pegando as benditas azeitonas, e preocupada com meu amigo caísse da árvore, disse: vamos descer, quando peguei no galho, ele quebrou onde dei um giro e cai de 1 altura maior de os 4 fios do porte, onde por milagre de Deus não fiquei sem andar, pois na hora que caí só pensava e rezava pedindo que não acontecesse nada de sério.

    ResponderExcluir
  8. Esse bicho cantor lá perto de casa, e foi a coisa mais assustadora, dizendo os meus amigos. E eles falaram repreenda em nome de nosso salvando Jesus!

    ResponderExcluir