domingo, 2 de novembro de 2014

III PASSEANDO PELA HISTÓRIA DE MANAUS

É hora de valorizar nosso patrimônio cultural. O trabalho com as heranças culturais de uma região permite que a população aprenda a resguardar a memória da comunidade e se sinta parte dela.
          Para levar a comunidade de Manaus a conhecer o centro histórico da cidade, integrantes do movimento Direitos Urbanos e Manaus de Antigamente fizeram muito mais do que um simples passeio pelos principais pontos da região, mas conduziram uma pequena investigação sobre o patrimônio cultural local. Todos exploraram as ruas a pé, observaram construções e conheceram personagens.
         Esse encontro nos permitiu a observação e percepção acerca das diferenças entre prédios comuns e tombados, considerando a importância do edifício histórico. Prédios, praças, ruas, rios, entre outros que são tombados por órgãos oficiais ou não, podem ser considerados bens culturais que simbolizam a formação de um povo e carrega testemunhos de sua história.

          As relações entre passado e presente e as mudanças ocorridas em uma cidade ao longo do tempo, por exemplo, são representadas no centro histórico. Infelizmente o centro histórico de Manaus sofre com o abandono e por essa razão esses movimentos que atuam principalmente na Internet, realizam esses encontros. É uma maneira de sair do virtual e interagir com a realidade, despertando mais interesse, curiosidade e conscientização popular.



Santa Casa às 8:00 

Não é possível entrar no prédio contaminado 

antiga loja  A CABACENSE



Loja Demasi - artigos militares desde 1927

Caminhando pela parte mais antiga da cidade

9:00 Iniciamos a aula pública com o professor doutor Otoni Mesquita


PRAÇA DOM PEDRO II
avenida sete de setembro

Vista do Rio Negro

FIM DO PASSEIO




Agradeço todos os participantes desse evento e aos nossos queridos seguidores. Juntos estamos sonhando dias melhores para nossa cidade, mais fé, amor e esperança, para alcançarmos nossos objetivos. 
Sou Gisella Vieira Braga e essa é nossa Manaus de Antigamente 

NOSSO CANAL DE MANAUS ANTIGA COM VÍDEOS, MÚSICAS E FOTOS

veja mais fotos do evento




3 comentários:

  1. Olá estive ontem no III passeando pela Manaus mais não pude ficar até o fim, gostaria de saber se você tem alguma foto antiga do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, meu contato é mestradolidiane@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Creio que este casarão rosa que está acima dos dizeres "Caminhando pela parte mais antiga da cidade" pertenceu à família do meu pai. ele morou nesta casa até 1960", quando então, ele veio para o RJ estudar, trabalhar e constituir família. Somente depois de 54 ele retornou a Manaus, isto é, no ano passado. Onde tive o prazer de conhecer Manaus com ele. Possuo algumas fotos antigas de Manaus! Muito bom saber que o casarão se mantem de pé, onde hoje abriga uma escola.

    ResponderExcluir