INAUGURAÇÃO DO CHAFARIZ DAS QUIMERAS


Manáos foi historicamente uma das cidade que passou por grandes evoluções tecnológicas no início do século XX. Temos registros da instalação de  telefone, água encanada e sistema de esgoto, além de receber energia elétrica, que alimentava um transporte público eficiente e que cobria todas as regiões da cidade. Inclusive a periférica, que reconhecemos atualmente por meio de postais como região de Flores.
Os documentos históricos da Intendência de Manáos nos mostra que o prefeito da época, Dr. Jorge de Morais, assumiu a direção da cidade entre os anos 1911-1913 e foi o primeiro de nossa história a ser eleito pelo voto popular.
Foi no governo de Jorge de Morais que o Chafariz das Quimeras foi erguido entre as ruas Epaminondas e Visconde de Mauá (antiga Demétrio Ribeiro), defronte ao tradicionalíssimo Café dos Terríveis.
Durante anos o Chafariz ficou exposto no centro antigo de Manaus. Anos depois foi instalado na Rua João Coelho, atual Avenida Constantino Nery. No governo de Amazonino Mendes o Chafariz foi desmontado e no local aconteceu a construção de um Viaduto. Por muitos anos o monumento ficou guardado no depósito da Prefeitura de Manaus e esquecido.
Na administração do Serafim Corrêa, foi colocado na Praça da Bola do Eldorado, com muita iluminação, tornando o local mais aconchegante. Encantando todos que por ali transitavam.
 

Qual a imagem é possível visualizar ao olhar para o Chafariz das Quimeras? Monumento lindo com cabeça de leão e asas. 



ATUALMENTE O CHAFARIZ  ENCONTRA-SE NA PRAÇA JEFFERSON PERES 




Comentários

  1. Conheci o chafariz em dezembro de 2014. Achei super interessante e fui pesquisar a respeito. Essas idas e vindas do monumento nos dá uma ideia de como o poder público trata seu patrimônio histórico. Felizmente, hoje o chafariz repousa tranquilamente na praça Jefferson Peres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade. Se tivesse permanecido no primeiro local e a praça totalmente preservada, seria maravilhoso

      Excluir

Postar um comentário