MONUMENTO DESAPARECIDO DE MANAUS

A primeira foto mostra as irmãs e primas de Jefferson Peres.
Lindas e mais lindo ainda e esse bebedouro em ferro fundido que estava localizado na Av. Getúlio Vargas, frente o Cine Polytheama. Desaparecido nos anos 50.




MONUMENTO EM 1906

MONUMENTO DESAPARECIDO – Este monumento que parece um coreto, mas na verdade e um bebedouro, desapareceu no inicio dos anos 50.
Esse registro faz parte do álbum - Anuário de Manáos- 1913. Esta obra de arte industrial foi instalada na Praça da Constituição (atual Heliodoro Balbi) em 1906, para a inauguração do paisagismo daquele logradouro.
 Em 1926, quando aconteceu o restauro, na gestão do prefeito Araújo Lima, foi transferida para o centro da avenida, como mostra essa foto, e ali ficou cerca de 30 anos quando, no final dos anos 50, "sumiu misteriosamente", sendo seu paradeiro desconhecido.
O Bebedouro foi fabricado na Escócia, nas oficinas de fundição que pertencia a empresa inglesa Walter MacFarlane, a mesma empresa que fabricou a escadaria da Biblioteca Publica e os pavilhões do Mercado Adolpho Lisboa. A confeccao desse e dos demais monumentos de mesma semelhaça, se deu pela comemoração ao Jubileu de Diamante do reinado de Vitória I do Reino Unido, comemorado em 1897.
Chegando ao Brasil uma peça ficou em Manaus e outra peça foi levada para o município de Humaitá (instalada na Praça Benjamin Constant). Recentemente a peça de Humaitá passou por restauração ( 2013)  e o monumento foi devolvido no fim de 2016.
Essas peças eram raras e únicas no Brasil. Hoje contamos apenas com a peça de Humaitá.
Lamentamos muito o desaparecimento desse monumento de Manaus e peço que essa imagem seja amplamente divulgada dentro e fora da cidade, a fim de tentarmos obter alguma pista de seu paradeiro. Por sua excepcional beleza, tenho certeza absoluta que não virou sucata. Provavelmente está em alguma cidade do interior do Estado ou até mesmo adornando o jardim de alguma residência particular.
Veja na imagem o modelo do bebedouro de Manaus e Humaitá (1890).
Essa imagem está disponível no catálogo de modelos de bebedouros artísticos, de cúpula em filigrana de ferro fundido fabricados pela "Walter MacFarlane & Co Ltd" na Saracen Fundry em Glasgow, Escócia.




IMAGENS DO BEBEDOURO DE HUMAITÁ 




O BEBEDOURO DE MANAUS ERA FORMADO POR 8 COLUNAS E O DE HUMAITÁ POR 4 





Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Caraca que história louca. Ao mesmo tempo chato por conta do sumiço dessa peça, mais ao mesmo tempo interessante por conta do mistério do sumiço dela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário