CARNAVAL DE MANAUS ANTIGA

Vamos iniciar as postagens sobre Carnaval da Manaus de Antigamente. A começar por essa linda imagem de um carro alegórico, da família Miranda Corrêa. Vejam ao fundo da imagem o Instituto benjamim Constant e o descampado onde hoje seria a praça do Congresso. Esse prédio ao lado do carro é o antigo palacete Miranda Corrêa, demolido criminosamente. Uma afronta para a nossa memória.


Ao final do século XIX e início do século XX, com a mudança do regime republicano, vivia-se uma fase de mudanças e transformações na cidade, sobretudo social e não apenas política. É nesse contexto que o carnaval amazonense acontece com muita força através de Saraus e bailes a fantasia, desfiles de carros alegóricos nas principais avenidas do Centro e batalhas de confetes. O jornal "O COMMERCIO" de 24 de fevereiro de 1890, publica uma nota com a seguinte manchete - Desde sábado a noite que já se notava pelas ruas e casas de divertimento grande massa popular que dava começo a folia carnavalesca- É nesse período que o Carnaval passa a ser um grande atrativo cultural e divertido para a população.

CARNAVAL DE MANAUS EM 1905
O carnaval de 1905 em Manaus, se não foi o mais animado de todos os tempos, certamente foi um dos mais retratados até a metade do século XX. Há uma série de cartões postais daquele ano - alguns inclusive colorizados à mão - que mostram os foliões portando ricas fantasias de pierrô, colombina, arlequim e outras; e os criativos carros alegóricos, patrocinados por empresas como a Fábrica Gelo Cristal, dos Miranda Corrêa, desfilando pela Avenida Eduardo Ribeiro. 
Beleza sem fim



CLUBE RIO NEGRO


                                          BANDA DA BICA


BAILE DE CARNAVAL NO RIO NEGRO - Eu recebi essa foto e fiquei contente pela descrição. A Paula Pinho enviou dizendo que era sua avó Itacyara Pinho à direita da imagem.

 Itacyara Pinho foi secretária de Educação e eu estudei na escola que recebeu seu por homenagem.



                                             CLUBE RIO NEGRO

DESFILE DE CARNAVAL NA AVENIDA EDUARDO RIBEIRO


BANDA DA BICA



BLOCO DAS APERTADAS
 Japiim na rua da Penetração.  Destaque para Sergio Rodela, Junior Louro, Marcio Quexinho e a rainha Luis Claudio. O bloco das apertadas no final da década 70 e começo dos anos 80, passeavam em uma caçamba, o que era surreal e muito divertido pra época. Posteriormente iria surgir um dos blocos mais divertidos e conhecidos de Manaus, o Bloco das Piranhas no conjunto Parque10 de Novembro. Eram só moradores que andavam vestidos de mulheres pelas ruas.



CARNAVAL NA AVENIDA EDUARDO RIBEIRO . No canto direito aparece o jornalista Ronaldo Tiradentes fazendo a cobertura do desfile.




 Mocidade Clube – Um dos blocos mais antigos e boêmios de Manaus Antiga e que se apresentou durante 25 anos na avenida Eduardo Ribeiro.

O clube se apresentavam todas as terças-feiras de carnaval, sempre com temas e fantasias diferentes. Os temas eram escolhidos para lembrar fatos acontecidos na cidade, sempre com muita prosa e brincadeiras.
As reuniões do Clube Mocidade aconteciam na loja Vitrine, que era uma loja localizada na Eduardo Ribeiro e pertencia aos irmãos Tetenge.
 O Mocidade Clube era formado por 15 amigos, entre eles podemos citar: Alfredo Tetenge, Theomario Pinto da Costa, Mario Lufino, Flaviano Limongi, Joaquim Loureiro, Andreas Limongi, Flavio Augusto, Angelo Amorim, Alfredo Turquinho, Desembargador Luiz Cabral, Mario Bitencourt, Nelson Ribeiro, Homero Cabal dos Anjos, Pedro Bichara Jose Maria Bichara e Jose Barros.
A primeira apresentação do Clube Mocidade aconteceu em 1953 e a última em 1978. A primeira e a última apresentação o tema foi o mesmo: A Branca de Neve e os Sete Anões.  






                                        BLOCOS DE CARNAVAL






Comentários

  1. Meu Deus me emociono so de olha essas imagens como era o nosso carnaval de antigamente brincadeiras saudaveis nao existia confusao com existe nos dias de hoje e tambem muito criativo e detalhado!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia por acaso vc sabe algo sobre a tradição de jogar farinha nos convidados nas festas de carnaval que se realizavam nos idos de 1800? Existe um escritor que fala que nas festas de pessoas da sociedade se usava essa prática. Gostaria de ter uma confirmação sobre isso. Agradecida

    ResponderExcluir

Postar um comentário