CONSTRUÇÃO AM 010 - MANAUS E ITACOATIARA


Coletâneas de fotografias que foram enviadas por seguidores que retratam o período de construção da rodovia intermunicipal AM 010.
A construção da estrada que liga Manaus a Itacoatiara, via terrestre, foi idealizada em 1890 pelo engenheiro amazonense Torquato Xavier Monteiro Tapajós.
Era um plano visionário de Torquato Tapajós, que estava além de uma estrada, mas fundamentava-se na construção de uma Ferrovia.
Essa ferrovia rasgaria a nossa selva amazônica. Vocês devem conhecer a história semelhante sobre uma estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no atual Estado de Rondônia, mas aqui também não saiu do papel.

Houve diversos projetos para ligar as duas cidades em 1912, 1920, mas não vou detalhar, pois exige um cuidado maior para relatar sobre essas obras especificamente.

Essa estrada ficou conhecida como Estrada AM-1, AM-010 e quando inaugurada, foi batizada de Rodovia “Torquato Tapajós”, em alusão ao engenheiro.

Apesar de ter sido idealizada por Torquato, foi Plínio Coelho que iniciou as primeiras obras na década de 50.
Inicialmente ele abriu os primeiros 42 quilômetros da rodovia, no trecho entre Manaus e o Rio Urubu.
E fez obras de 36 quilômetros saindo de Itacoatiara até o rio Urubu.

Na gestão seguinte de Gilberto Mestrinho, a estrada recebeu asfalto nos primeiros 41 quilômetros da rodovia, em 1960.

SE VOCÊ DESEJA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO
ENVIE UMA MENSAGEM PELO INSTAGRAM 
https://instagram.com/manausdeantigamente?igshid=1al1o03i3t53l























SE VOCÊ DESEJA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO
ENVIE UMA MENSAGEM PELO INSTAGRAM 

Comentários