Coletâneas
de fotografias que foram enviadas por seguidores que retratam o
período de construção da rodovia intermunicipal AM 010.
A
construção da estrada que liga Manaus a Itacoatiara, via terrestre,
foi idealizada em 1890 pelo engenheiro amazonense Torquato Xavier
Monteiro Tapajós.
Era
um plano visionário de Torquato Tapajós, que estava além de uma
estrada, mas fundamentava-se na construção de uma Ferrovia.
Essa
ferrovia rasgaria a nossa selva amazônica. Vocês devem conhecer a
história semelhante sobre uma estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no
atual Estado de Rondônia, mas aqui também não saiu do papel.
Houve
diversos projetos para ligar as duas cidades em 1912, 1920, mas não
vou detalhar, pois exige um cuidado maior para relatar sobre essas
obras especificamente.
Essa
estrada
ficou conhecida como Estrada AM-1, AM-010 e
quando inaugurada, foi batizada de Rodovia “Torquato Tapajós”,
em alusão ao engenheiro.
Apesar
de ter sido idealizada por Torquato, foi Plínio Coelho que iniciou
as primeiras obras na década de 50.
Inicialmente
ele abriu os primeiros 42 quilômetros da rodovia, no trecho entre
Manaus e o Rio Urubu.
E
fez obras de 36 quilômetros saindo de Itacoatiara até o rio Urubu.
Na
gestão seguinte de Gilberto Mestrinho, a estrada recebeu asfalto nos
primeiros 41 quilômetros da rodovia, em 1960.
SE VOCÊ DESEJA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO
ENVIE UMA MENSAGEM PELO INSTAGRAM
https://instagram.com/manausdeantigamente?igshid=1al1o03i3t53l
SE VOCÊ DESEJA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO
ENVIE UMA MENSAGEM PELO INSTAGRAM
Comentários
Postar um comentário