CHEIA DO RIO NEGRO NA DÉCADA DE 90 DE 1800

 

Antigo retrato da vista da alameda da imperatriz e da catedral matriz de Manaus. Ano não identificado.

Essa localização foi toda aterrada para a construção de um porto mais estruturado, para que os grandes navios mercantes pudessem ancorar.

Em 5 de setembro de 1899, o governo federal iniciou a contratação da empresa inglesa Rymkiewicz& Company, tendo o contrato firmado oficialmente em 1900. A empresa inglesa comprometeu-se em construir o porto, um edifício para administração da Alfandega e outro para a Guardamoria.

Em 1902 esse contrato encerrou e a concessão foi repassada para outra empresa, a famosa Manáos Harbour Limited, que iniciou tais obras no mesmo ano.

A Manáos Harbour construiu plataforma de concreto, cais flutuante, instalou transportadores aéreos, guindastes elétricos, dois armazéns próximo ao roadway e mais 14 armazéns para cabotagem.

A primeira parte da obra foi inaugurada em 13 de abril de 1905.

Em 1906 foi lançada a pedra fundamental da Alfandega e em 17 de janeiro de 1909 o prédio foi inaugurado com grande pompas.

As obras seguiram por longos meses, finalizando completamente no final de 1910.






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