121 ANOS SEM EDUARDO RIBEIRO: DIÁRIO OFICIAL EDIÇÃO ESPECIAL

 121 ANOS SEM EDUARDO RIBEIRO: DIÁRIO OFICIAL EDIÇÃO ESPECIAL


Edição extraordinária de quatro páginas do Diario Official de 16 de Outubro de 1900 editada pelo seu diretor Pedro do Rego, dois dias depois de todo o drama e trauma do repentino desaparecimento de Eduardo Ribeiro e de sua triste despedida desde a Chácara Pensador até o seu destino final no Cemitério São João Batista, onde descansa.


A criação da Imprensa Official foi mais um dos grandes sonhos realizados por Eduardo Ribeiro e um marco na história do Amazonas. Ela foi criada em 31 de agosto de 1892. Tal foi seu incentivo e entusiasmo por ela que ele se empenhou em mandar construir um prédio exclusivamente para o recebimento de matérias, montagem e impressão do veículo oficial desde então. O prédio original, construído pelo engenheiro Armênio de Figueiredo e inaugurado em 1893, localizava-se na Avenida Sete de Setembro, juntinho ao prédio da Biblioteca Pública.


Quanto à mensagem redigida por Pedro do Rego podemos notar lamento e indisfarçável indignação, sentimentos que todo o povo amazonense igualmente reproduziu naqueles dias de inconsolável luto. Acompanhamos todos, observando e respeitando a grafia da época:


“Deixou de existir ante-hontem, 14 de outubro, a individualidade que se chamou Eduardo Gonçalves Ribeiro, O Pensador. A Imprensa Official do Estado do Amazonas, da qual foi elle o fundador, presta a devida e justa homenagem á memória do grande extincto, do querido homem politico, que por tanto tempo dirigiu os altos destinos d’este futuroso Estado, que bem sabe quanto lhe deve, cobrindo-se de lucto, cerrando as suas portas e suspendendo a sua publicação durante tres dias.


A Imprensa Official fez-se representar no enterramento do pranteado e eminente cidadão pelo seu Director, Administrador, pessoal da Secretaria e das officinas. (...) Pelo luctuoso facto, a Imprensa Official apresenta condolencias a’ Pátria, a’ qual Eduardo Ribeiro tanto servio como soldado e como politico; á familia, a quem elle soube honrar, e ao Amazonas de cujo progresso foi o maior impulsionador.


Sobre o tumulo do eminente politico Eduardo Ribeiro, o Amazonas que lhe deve muito e muito, deposita uma Saudade. (...) Dentre os vivos acaba de desapparecer este grande homem que soube pelas suas virtudes fazer amigos. (...) Que o seu exemplo fique, ao menos, como uma garantia contra aquelles que não queiram seguir-lhe as pegadas luminosas.


Depois de renhidas luctas, em que sempre e sempre sahiste victorioso, o grato coração Amasonense se abre, evolando-se d’elle o olôr das grandes almas, e vae junto á ti perfumar o teu tranquillo somno eterno!”


Pedro do Rego. Director.


Diario Official n. 1982. 16 Outubro 1900. Acervo Biblioteca Nacional



Comentários

Postar um comentário