domingo, 20 de outubro de 2013

II Passeando pela história de Manaus

MANAUS 344 ANOS


É hora de valorizar nosso patrimônio cultural. O trabalho com as heranças culturais de uma região permite que a população aprenda a resguardar a memória da comunidade e se sinta parte dela.
          Para levar a comunidade de Manaus a conhecer o centro histórico da cidade, integrantes do movimento Direitos Urbanos e Manaus de Antigamente fizeram muito mais do que um simples passeio pelos principais pontos da região, mas conduziram uma pequena investigação sobre o patrimônio cultural local. Todos exploraram as ruas a pé, observaram construções e conheceram personagens.
         Esse encontro nos permitiu a observação e percepção acerca das diferenças entre prédios comuns e tombados, considerando a importância do edifício histórico. Prédios, praças, ruas, rios, entre outros que são tombados por órgãos oficiais ou não, podem ser considerados bens culturais que simbolizam a formação de um povo e carrega testemunhos de sua história.

          As relações entre passado e presente e as mudanças ocorridas em uma cidade ao longo do tempo, por exemplo, são representadas no centro histórico. Infelizmente o centro histórico de Manaus sofre com o abandono e por essa razão esses movimentos que atuam principalmente na Internet, realizam esses encontros. É uma maneira de sair do virtual e interagir com a realidade, despertando mais interesse, curiosidade e conscientização popular.


Chegamos às 8:00 na Praça Heliodoro Balbi


Ed Lincon e Coronel Roberto falando sobre o Palacete Provincial
Falando sobre o cine Guarany (demolido em 1984)



Grupo Escolar Saldanha Marinho, a primeira instalação da faculdade de Manáos .
Casa de JG. de Aráujo

Luso

rua Ramos Ferreira arborizada, ao lado direito temos os muros do Instituto Benjamim Constant
fugindo do sol na Praça do Congresso e conversando sobre o antigo prédio da saúde pública, Palacete Miranda Correa e palácio do governo, todos demolidos.
Ideal Clube hoje

Ideal clube antigamente. Nós levamos fotos antigas para as pessoas compreenderem como os lugares eram antes e como estão nos dias de hoje.


Passando pela igreja dos remédios 


chegando ao Mercadão


levando sermão do Thiago de Melo:
"Leiam e estudem bastante!"


MANAUS DE ANTIGAMENTE 



Em 20 de outubro de 2013 

ass: Gisella Vieira Braga
me adicionem no facebook


e no instagram



Um comentário:

  1. Parabéns, Gisa, por mais uma iniciativa de sucesso! Vou fazer o possível para participar do próximo!

    ResponderExcluir