segunda-feira, 29 de abril de 2013

PALÁCIO DO GOVERNO DEMOLIDO EM MANAUS AMAZONAS




PALÁCIO DO GOVERNO EM CONSTRUÇÃO - 1897. EM SEU LUGAR FOI CONSTRUÍDO EM 1944 O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS.
 Registro onde seria o Palácio do Governo, nessa imagem ele aparece em processo de Construção. Foi um projeto encomendado pelo então governador Eduardo Ribeiro. O mesmo chegou a iniciar a obra e posteriormente foi tocada pelo governador Fileto Pires Ferreira, porém com modificações no projeto original. Após o golpe que cassou o mandato de Fileto Pires, assumiu o governo Ramalho Junior, e no governo dele essa obra foi destruída, sobrando apenas os alicerces e o muro de contenção de pedras que até hoje existe. Segundo o Orlando Farias, no seu livro “A Danças dos Botos”, comenta esta relação do criador com a criatura: “Fileto Pires menosprezou o grande legado daquele que se transformou num dos maiores vultos da história do Amazonas. Entronizado no poder em julho de 1896, ele inaugurou o Teatro Amazonas como fosse uma obra sua. Desprezou um projeto futurista que o antecessor deixara para ampliar a paisagem urbanística da cidade: a continuação da atual Avenida Eduardo Ribeiro, cujo traçado passaria por debaixo do Congresso (IEA) até os limites urbanos da cidade no Boulevard Amazonas” Ou seja, a obra planejada era fazer a Eduardo Ribeiro longa e que ela terminasse na Avenida Boulevard Alvaro Maia. Segundo o professor e historiador Rogel Samuel: “... observando bem se vê em primeiro plano os fortes muros de contenção que foram construídos e que existem até hoje como o que hoje aparece na Rua Simão Bolívar (a rua Simão Bolívar é uma rua que passa paralela com a Ferreira Pena e Rua Tapajós no Centro ) e serviriam para conter o arrimo do Palácio do Governo, a maior obra de Eduardo Ribeiro, maior do que o Teatro Amazonas. O Palácio nunca foi finalizado, e sobre suas fundações Álvaro Maia construiu a escola normal tal como existe até hoje. Os muros estão lá, para confirmar. O Palácio seria, se construído, A MAIOR CONSTRUÇÃO DO BRASIL de sua época! Se não me engano o projeto original do Palácio do Governo é de autoria do engenheiro e arquiteto italiano Filinto Santoro. O Sr. Santoro foi responsável por várias obras no Brasil daquela época, principalmente nas cidades de Belém e Salvador. O mesmo vem a ser parente do Maestro Cláudio Santoro, o compositor do Hino do Amazonas.
PROJETO DO PALÁCIO  




3 comentários:

  1. Esse cara que demoliu o predio é um desgraçado, que deixou de construir uma obrar imponente como essa e que junto com Teatro Amazonas seria simbolos da cidade de Manaus.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que tristeza! Isso seria hoje em dia um orgulho para nós manauaras, amazonenses e também para os brasileiros! Por que não constroem na atualidade em outro lugar? Seria legal!
    Paz.

    ResponderExcluir